O Google Search Console (GSC) é uma ferramenta única e provavelmente insubstituível em qualquer caixa de ferramentas de SEO.
Oferecendo dados mais precisos quando se trata de produtos relacionados à pesquisa do Google, por exemplo, dados de tráfego orgânico, taxas de cliques, cobertura de índice etc.
Se você ainda não configurou o Google Search Console, faça login com sua conta do Google.
Verifique a propriedade do site que deseja auditar e aguarde a chegada dos dados.
A propósito, também recomendamos enviar um mapa do site o mais rápido possível (isso ajuda o Google a descobrir e indexar suas páginas mais rapidamente).

Verificando o tráfego orgânico (Google Search Console)
Indiscutivelmente o caso de uso mais comum para o GSC e uma das razões pelas quais ele é único:
- obter tráfego orgânico;
- impressões;
- taxas de cliques diretamente do Google.
Com as ferramentas de desempenho no GSC, você pode verificar coisas como tendências de cliques, mesmo em períodos mais longos (até 16 meses) ou páginas com classificações altas, mas taxas de cliques baixas.
Verificando ações manuais
Quando o Google acha que uma página ou um site inteiro está tentando manipular as classificações de pesquisa, ele pode emitir a chamada ação manual.
Isso pode resultar em classificações mais baixas ou até mesmo na exclusão do índice do Google.
O Google usa o GSC para comunicar uma eventual ação manual.
Se o seu site tiver um, você o encontrará lá, juntamente com instruções sobre como corrigir o problema.
Verificando problemas de rastreabilidade
A rastreabilidade é a capacidade de um mecanismo de pesquisa de acessar o conteúdo de uma página.
Se uma página não puder ser acessada pelo Googlebot, os pesquisadores não a encontrarão nos SERPs.
O relatório de estatísticas de rastreamento no GSC é útil para detectar possíveis problemas ao rastrear seu site pelo Google.
Por exemplo, erros 5XX do servidor, tempos limite de página ou arquivos robots.txt indisponíveis.
O Google recomenda este relatório para usuários avançados com sites com mais de 1.000 páginas.
No entanto, praticamente todos os erros potenciais aqui, incluindo quedas repentinas na taxa de rastreamento, também podem afetar sites menores.

Certificando-se de que seu site é compatível com dispositivos móveis
A compatibilidade com dispositivos móveis faz parte dos sinais de experiência de página do Google (tem impacto nas classificações).
O Google não quer classificar páginas altas que são lentas ou difíceis de navegar em dispositivos móveis, pois muitas pessoas navegam na web e procuram empresas locais usando seus telefones ( estatísticas do Google ).
O GSC monitora automaticamente todo o seu site para usabilidade móvel. Se houver alguma ação necessária, você verá o que precisa ser corrigido e onde.

Core Web Vitals do Google Search Console
Outra parte dos sinais de experiência de página. Core Web Vitals (CWV) é um conjunto de métricas para o tempo de carregamento de uma página, interatividade e estabilidade do conteúdo à medida que ele carrega.

Todos os relatórios acima são em todo o site.
Mas se em algum momento você quiser auditar apenas uma página do seu site, você pode usar a ferramenta de inspeção de URL.

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