Os investimentos em inovação digital estão se tornando cada vez mais cruciais para as empresas que buscam se manter relevantes e competitivas no mercado nos próximos anos. Uma pesquisa recente da International Data Corporation (IDC) mostra que até 2026, cerca de 75% das companhias devem focar seus recursos em programas e ferramentas tecnológicas que automatizem processos, aumentem a eficiência das equipes e promovam tomadas de decisão mais assertivas.
PUBLICIDADE
Segundo o estudo, até 2025, 85% dos CEOs das grandes empresas exigirão que informações importantes, como resultados e desempenho dos negócios, sejam baseadas em dados. Essa tendência é corroborada por outra previsão do IDC: até 2024, as cinco empresas líderes em seus setores serão aquelas com a estrutura e a expertise necessárias para superar crises globais por meio da inovação.
Empresas especializadas em tecnologia e transformação digital têm registrado um crescimento exponencial nos últimos anos, graças às soluções que oferecem para ajudar os negócios a enfrentar os desafios da era digital. Muitas dessas empresas fornecem ferramentas e ecossistemas de inovação que apoiam a colaboração e a produtividade das equipes, bem como ações e estratégias de relacionamento das marcas com seus públicos.
Atualmente, já existem ferramentas que concentram uma grande quantidade de informações em dados disponíveis na nuvem, auxiliam com respostas automáticas, integram dados obtidos por meio de diferentes soluções em uma única plataforma e outras focadas em people analytics, conectando insights de tecnologia com comportamento humano.
Com atuação no Brasil e América Latina, algumas empresas oferecem soluções e ferramentas em nuvem com foco em marketing, colaboração, produtividade e vendas. Essas iniciativas visam alavancar os resultados dos clientes e ajudá-los na transformação digital do ambiente de trabalho.
Diversas premiações e certificações do mercado destacam a importância da implantação de ecossistemas de inovação, que já impactaram a rotina de equipes inteiras de marketing, relacionamento e as estratégias de comunicação e vendas de diversos negócios junto aos seus consumidores finais.
Grandes empresas como Alpargatas, Braspress, Estapar, Polishop, Blau Farmacêutica, Re/max, Bexs Banco, Malwee, Ikesaki, Grupo Super Nosso, Casa dos Ventos e Liq estão entre as que implementaram ou aceleraram seus processos de transformação digital com o auxílio de empresas especializadas.
Essas empresas especializadas têm como missão auxiliar outras organizações a inovarem e se desafiarem na nuvem, com projetos que apoiam a inovação além do digital. Parcerias com gigantes do setor, como Google e Salesforce, possibilitam o desenvolvimento de soluções tecnológicas para criar ambientes conectados que melhorem a vida das pessoas e das empresas.
Com foco na transformação cultural, os produtos e serviços dessas empresas são direcionados para o desenvolvimento de um ambiente de inovação dentro de cada cliente, a partir
dos ecossistemas – colaborativo, produtivo, de relacionamento, inteligência e comportamento –, um diferencial criado por essas marcas.
Ao longo de sua trajetória, essas empresas especializadas em transformação digital consolidaram um portfólio com as melhores e mais eficientes tecnologias, atendendo grandes empresas no país e no mundo. As soluções oferecidas abrangem segurança, colaboração, comunicação, gestão, marketing e vendas.
O investimento em inovação digital é fundamental para o sucesso e a continuidade dos negócios em um mundo cada vez mais conectado e competitivo. Adotar ferramentas e soluções tecnológicas que promovam a transformação digital e aprimorem a colaboração e a produtividade das equipes é essencial para empresas que desejam se destacar no mercado e superar desafios futuros.
A inovação digital é uma parte crucial do sucesso das empresas nos próximos anos. Investir em ferramentas e ecossistemas de inovação que impulsionem a colaboração, a produtividade e a tomada de decisões assertivas será um diferencial competitivo para as organizações que desejam se destacar e prosperar no mercado global.