Se você é um novo empreendedor em uma cidade pequena e quer iniciar um negócio, é natural sentir receio de falhar e perder o investimento. Por isso, buscar ideias de negócios com alta chance de sucesso e potencial de lucro é uma excelente estratégia.
Após muita pesquisa, separamos sete ideias de negócios que comprovadamente têm baixas taxas de fracasso em cidades pequenas. E, se você ler até o final, incluímos uma dica extra de um dos empreendedores mais bem-sucedidos de todos os tempos para ajudar na sua jornada empreendedora.
O que torna esses negócios bem-sucedidos?
Cada um dos negócios listados possui características essenciais que os tornam menos arriscados e mais estáveis, especialmente em localidades menores. Abaixo, começamos com a sétima ideia de negócio, que é:
1. Agricultura e Produção Local
A agricultura é o coração econômico de muitas pequenas cidades brasileiras. Com o aumento na demanda por alimentos frescos e orgânicos, pequenas propriedades podem encontrar um nicho de mercado valioso. No Brasil, o setor agrícola inclui também a produção de leite, frutas e hortaliças, com uma ampla gama de produtos que podem ser explorados.
Para quem não possui muita terra, há opções de cultivo de ervas, pimentas e flores, que demandam menos espaço e têm valor agregado. Outra opção é atuar no fornecimento de insumos para agricultores locais, como sementes, fertilizantes e manutenção de equipamentos. Com um bom planejamento e observação das demandas locais, a agricultura pode ser uma fonte de renda estável.
2. Reforma e Manutenção Residencial
Manutenção e reformas são sempre necessárias, e esse mercado é ideal para quem possui habilidades em construção e reparos. De serviços básicos, como a colocação de azulejos, até projetos mais complexos de remodelação, sempre há demanda.
O setor de reforma e construção cresceu significativamente no Brasil. Segundo a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), houve aumento nas vendas de materiais de construção nos últimos anos, mesmo em momentos de crise. Portanto, se você tem habilidades em reparos, pode começar com serviços de manutenção básica e, com o tempo, expandir para reformas completas.
Para quem ainda não tem as habilidades, pode-se iniciar trabalhando com alguém experiente e aprender na prática. Uma vez especializado em áreas como montagem de móveis, serviços hidráulicos ou pequenos reparos, você pode criar seu próprio negócio e atender à demanda crescente em cidades pequenas.