MAGGI é uma das marcas mais icônicas na história dos negócios na Índia. Para muitos, especialmente para as gerações mais jovens, MAGGI representa mais que um produto alimentício; é uma memória de infância. No entanto, do ponto de vista empresarial, o que torna MAGGI fascinante é sua trajetória pioneira e estratégica, que criou e dominou o mercado de macarrão instantâneo na Índia desde sua chegada, em 1983. Em um segmento onde a competição inclui gigantes como ITC, Marico e Unilever, MAGGI conseguiu manter, até hoje, 60% de participação de mercado. Mas, afinal, como a Nestlé conseguiu introduzir um alimento inicialmente “estranho” à cultura indiana e transformá-lo em uma necessidade do cotidiano? Neste artigo, vamos explorar as lições dessa estratégia inovadora de marketing.
1. Criação de Mercado para um Produto Inovador
Quando MAGGI foi lançado na Índia, o conceito de macarrão instantâneo era completamente novo e sem precedentes. Diferente de outros mercados onde os alimentos instantâneos já eram conhecidos, a Índia ainda tinha uma relação mais tradicional com seus alimentos e era menos influenciada pela cultura ocidental. Identificando uma oportunidade de mercado, a Nestlé lançou MAGGI, mas não apenas como mais um produto, e sim como uma solução prática para as necessidades das famílias indianas. Com isso, criou um mercado próprio, introduzindo o macarrão instantâneo de forma estratégica e desenvolvendo um público fiel.