Imagine que estamos sentados à beira de um lago, conversando de maneira descontraída sobre como encontramos os lugares que queremos visitar. Assim como você usa um endereço para chegar a uma casa, na internet usamos algo chamado URL para chegar às páginas que procuramos. Hoje, vou explicar de forma simples o que é uma URL, como ela funciona e por que ela é tão importante para navegarmos na web. Seja você um jovem de 15 anos ou um idoso de 80, essa conversa vai te mostrar como esse “endereço” digital organiza tudo na internet e te ajuda a encontrar o que precisa, sem complicações.
Quando você digita um endereço no seu navegador, como “www.exemplo.com“, você está inserindo uma URL. Essa sigla vem do inglês “Uniform Resource Locator”, que basicamente significa um localizador uniforme de recursos. Em outras palavras, a URL é o endereço único que identifica onde cada página, imagem, vídeo ou qualquer outro recurso está armazenado na internet. Pense nela como o endereço da sua casa, que permite que seus amigos te encontrem sem se perder.
Estrutura Básica de uma URL
Uma URL pode parecer algo simples, mas ela tem uma estrutura bem definida. Vamos destrinchar essa estrutura para que você entenda cada parte e como elas trabalham juntas para fazer a internet funcionar.
1. Protocolo
A primeira parte de uma URL é o protocolo, que indica como o navegador deve se comunicar com o servidor. Os protocolos mais comuns são “http://” e “https://”.
- HTTP significa “HyperText Transfer Protocol” e é o método básico de transferência de dados na web.
- HTTPS é uma versão segura do HTTP, onde a comunicação é criptografada para proteger suas informações.
Exemplo:
Em “https://www.exemplo.com“, o “https://” é o protocolo que garante que os dados trocados entre você e o site são protegidos.
2. Domínio
Logo após o protocolo vem o domínio. Esse é o nome que identifica o site. É como o nome da rua onde sua casa está localizada. O domínio pode ser dividido em duas partes: o nome propriamente dito e a extensão, como .com, .org, .net, entre outras.
Exemplo:
No endereço “https://www.exemplo.com“, o “exemplo.com” é o domínio. Ele diz ao navegador qual servidor procurar para carregar a página desejada.
3. Caminho
Depois do domínio, muitas vezes aparece o caminho, que indica uma localização específica dentro do site. Pense no caminho como o número da casa ou o andar em um prédio. Ele ajuda a localizar a página ou o recurso exato que você deseja acessar.
Exemplo:
Em “https://www.exemplo.com/produtos/novidades“, o “/produtos/novidades” é o caminho que mostra exatamente onde está a página de novidades dentro do site de exemplo.
4. Parâmetros e Query String
Algumas URLs também possuem parâmetros, que são informações adicionais enviadas para o servidor para filtrar ou especificar dados. Esses parâmetros vêm geralmente depois de um ponto de interrogação (?) e são compostos de pares chave-valor.
Exemplo:
” https://www.exemplo.com/pesquisa?termo=tecnologia” – aqui, o que vem depois do “?” é a query string, onde “termo=tecnologia” indica que a pesquisa deve mostrar resultados relacionados a tecnologia.